Como diminuir as filas na cantina

A gente sabe que o intervalo de uma escola pode ser (e quase sempre é) bem caótico. São centenas de alunos indo de uma vez se alimentar na cantina, e as filas são muito mais comuns que o desejado. Por isso vamos te ajudar a solucionar - ou ao menos minimizar - essa questão com este post.



Analisamos o intervalo em diversas escolas no Brasil, e levantamos que o atendimento por aluno em um caixa normal com dinheiro em espécie leva, em média, 40 segundos. Ou seja, em 10 minutos (que é metade da maioria dos intervalos), esse caixa atendeu só 15 alunos, a fila está enorme e a maioria dos alunos que iria comprar desistiu para poder brincar antes de voltar pra aula. Ainda chega em casa e diz pra mãe que precisa levar merenda de casa porque a fila é enorme.


Já imaginou quanto de venda se perde por causa dessa fila? As causas são várias: demora na hora de dar troco (às vezes nem tem), de digitar o pedido no sistema, de executar a operação na maquininha de crédito e débito (pior ainda se ficar sem sinal),... A confusão dos alunos na beira do caixa só aumenta, piorando a experiência para o aluno.


A primeira reclamação na reunião de pais na escola é a enorme fila do recreio e a primeira solução que vem à cabeça é contratar um novo funcionário de caixa, certo? Errado! Um novo funcionário envolve um custo extra de pelo menos R$ 2 mil por mês, e mais insegurança quanto ao dinheiro que ele vai cuidar. Já existem ideias melhores!

Primeiro, vale analisar a estrutura da sua cantina. Se o caixa estiver muito perto do balcão, provavelmente a confusão começa na hora de separar quem vai comprar de quem vai pegar. Dois: Trabalhar com dinheiro vivo é provavelmente a maior causa da fila e, se possível, você deve fugir disso. Mas, se você ainda não quer abrir mão, pelo menos prepare o caixa para ter troco disponível. Vai facilitar o atendimento e evitar dar bala de troco (isso é péssimo pra sua gestão e deixa a mãe chateada).


Mas a dica de ouro aqui é: veja no problema uma oportunidade de inovar e agradar as mães (elas são quem dão dinheiro para os alunos lancharem). Inovação na cantina hoje é uma solução de autoatendimento. Justamente pelo fato do aluno já ter uma conta digital e não ter que usar dinheiro/troco ou passar cartão de crédito. A compra na frente do terminal dura uma média de 10 segundos! Ou seja, nesses 10 minutos que um caixa tradicional atenderia 15 alunos, o autoatendimento pode atender até 60 alunos. 4X mais! Com a fila mais rápida, os alunos não desistem de comprar porque terão bastante tempo para brincar.


Gostou das dicas? Se identificou com os problemas? Divide com a gente, ficaremos felizes em respondê-lo e ajudá-lo!

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